sábado, 13 de abril de 2013

BREVE HISTÓRICO DE JAGUAQUARA/BA



Jaguaquara é um município brasileiro do estado da Bahia, situado no Vale do Jiquiriçá e ou no micro região de Jequié, Sudoeste da Bahia. Sua população é de 51.012 habitantes, de acordo com os dados do Censo 2010. Sua economia é baseada na agricultura principalmente na cultura de hortifrutigranjeiros que tem no CEAJA seu principal posto de escoamento, sendo de lá é levado para diversos lugares do país.

O município desenvolveu-se no final do século XVIII nascida de uma fazenda chamada Toca da Onça, que em 1896 pertencia ao casal, Cel. Guilherme Martins do Eirado e Silva e Maria Luzia de Souza e Silva. Daí seu nome Jaguaquara, que tem origem no tupi-guarani. "Jaguar" significa "Onça"; e "Quara", "Toca". Em 1921, Pela Lei Estadual nº 1472 de 18 de Maio de 1921, Jaguaquara foi elevada à categoria de Vila e Município de Areia, sendo que em 1923 o Município foi elevado à categoria de cidade pela Lei 1.673. Na sede da fazenda havia três casas: a casa da sede, residência do casal, posteriormente doada às Franciscanas Imaculatinas e, hoje, Colégio Luzia Silva, uma casa de negócios com depósitos, dependências de empregados e rancharia para viajantes, que foi demolida para dar lugar à Praça J.J. Seabra, e uma casa de farinha que foi reformada e pertencia a  família Menandro Minahim a qual foi demolida no final de 2011.


No ano de 1912 foi iniciada a construção das primeiras casas que formariam o povoado Toca da Onça, cujo território fazia parte do município de Areia, atual Ubaíra. Acerca da sua história é importante ressaltar o advento do trem de ferro, que chegou aqui em 1913, antes da fundação da cidade que só ocorrera em 1921. O transporte trazia peixes, camarões, cerâmicas, azeite-de-dendê que vinha de Nazaré das Farinhas, dando grande contribuição para o progresso da cidade. Os diversos trens eram de carga, de passageiros, de bois e lenhas e como Jaguaquara era o chamado “ponta de trilha” daqui o trem voltava isso teve contribuição positiva para a cidade, pois toda a região vinha para cá trazer seus produtos e levavam de volta o que o trem trazia.

A IMIGRAÇÃO


Em 1950, imigrantes vindos de diversas regiões da Itália, desembarcaram em Jaguaquara. Era 41 famílias, que receberam do Governo um pequeno lote de terra para recomeçarem a vida. Introduziram a lavoura, ainda pouco incrementada, com produtos até então desconhecidos da população e técnicas mais avançadas de cultivo. Fundaram uma Colônia, que hoje, encontra-se desativada. Além de hortifrutigranjeiros, os italianos plantaram uva e trigo, que se desenvolveram bem graças ao clima. Jaguaquara acolheu ainda imigrantes de várias nações como Japão, Portugal, Espanha e Peru.
Em homenagem aos imigrantes existe uma praça dedicada a eles - A Praça dos imigrantes,onde está localizado um memorial com estátuas de Três destes povos: Italiano, japonês e português.

FONTES:


Nenhum comentário:

Postar um comentário